O livro finalmente encerra. Bill é promovido, um drama desnecessário no fim e 5 capitulos arrastados de muito dialogo e que demora para entregar o ouro.

Outras capitulos:

Nem todos estão disponiveis ainda.

Tortoise 🐢

Capitulo 30

Erik chama Bill para uma conversa em seu carro, onde revela sua carreira militar, onde era um antigo membro das forças especiais, e indica um paralelo entre a disciplina militar e o gerenciamento eficiente de uma fábrica.

Na fábrica, Erik explica que uma fábrica é um sistema onde todas as partes devem trabalhar em harmonia. Ele destaca a importância de ver o quadro geral, pensar como um gerente de fábrica e projetar processos eficientes. Ele menciona o termo "takt time", que é o tempo de ciclo necessário para acompanhar a demanda do cliente. Aumentar esse tempo de ciclo resulta em atrasos e não conseguir atender às demandas dos clientes.

Finalmente, Erik desafia Bill a aplicar os mesmos princípios à sua própria situação e tentar alcançar dez implementações por dia. Ele menciona John Allspaw e Paul Hammond da Flickr, que conseguiram fazer dez implementações por dia, algo considerado impossível na época. Erik afirma que essas práticas são o resultado inevitável da aplicação das Três Maneiras ao fluxo de valor de TI, o que transformou completamente o gerenciamento de TI em sua própria empresa.

Bill, chama Wes, Patty e Chris para uma reunião, nela ele menciona a necessidade de alinhar demanda do cliente e as necessidades do Desenvolvimento, é sugerida a criação de um "pipeline de implementação", que permita criar ambientes de teste e de produção de maneira automatizada e personalizada, reduzindo tempos de configuração e erros. Eles levantam tudo que é necessário para criar o ambiente deve estar sob controle de versão, e tudo deve ser automatizado. Porém esse novo modelo não pode ser feito dentro do Fenix, ao invés disso eles criam uma equipe com os melhores profissionais do Fenix, a equipe se chama Swat.

Erik, também realça a importância de se conseguir realizar muitas implementações por dia, não apenas pela velocidade, mas também pela habilidade em detectar e responder às mudanças do mercado, assumindo riscos maiores e mais calculados, e realizando experimentações contínuas. Essa estratégia permite testar recursos rapidamente no mercado, maximizando a taxa de conversão de clientes e gerando retorno financeiro mais rápido.

Capitulo 31

Em uma reunião da equipe SWAT, o tema em discussão é a entrega de uma nova funcionalidade, para impactar positivamente as compras de fim de ano. Brent, questiona sua presença e é esclarecido de que um membro potencial do conselho insistiu em sua participação. Durante a discussão, surgem várias perspectivas. É proposta a necessidade de construir um processo capaz de realizar dez implementações por dia, o que é visto como uma estratégia para atender às demandas de negócios. Isso leva a um debate acalorado sobre a frequência de implementações, com alguns membros argumentando que isso seria benéfico não apenas para correções de erros, mas também para melhorias de desempenho.

Com a ajuda de Patty, a equipe começa a mapear seu "fluxo de valor", um processo de documentação e melhoria de processos frequentemente usado em ambientes de fabricação. Ela enfatiza a importância de ambientes disponíveis e sincronizados em cada estágio do processo de implementação.

Eles concordam em focar nesses problemas e sugerem criar um livro de condução de implementação para armazenar todas as lições aprendidas de seus erros. No entanto, percebem que o objetivo de ter "dez implementações por dia" demanda mais automação. Então, surge a ideia de desenvolver um processo comum para construir ambientes de desenvolvimento, QA e produção simultaneamente e mantê-los sincronizados.

Brent desenha um modelo desse processo, e a ideia é vista com entusiasmo pela equipe, que concorda que essa padronização pode reduzir significativamente os problemas de implementação. O grupo decide integrar a criação desses ambientes no processo de desenvolvimento o mais cedo possível.

Eles pedem a William e Brent para imaginarem um processo ideal em que o trabalho nunca retroceda e flua de maneira eficiente. Todos na sala estão animados e com muito trabalho eles sentem que irão de alcançar seu objetivo de "dez implementações por dia". Patty então lembra que os dados de clientes devem ser protegidos e e sugere que alguém da equipe de segurança de John deve fazer parte desse esforço.

Capitulo 32

Nos últimos 15 dias, Bill tem trabalhado na equipe chamada Swat, composta por Wes, Patty e vários desenvolvedores. Bill os descreve como excentricos que usam camisa vintage e sandalias além de andarem com o Skate ao lado. Inicialmente o projeto se chama "mini-Fênix", mas o time de desenvolvimento renomea para "Projeto Unicórnio" após uma votação. Bill não consegue entender eles, mas aceita. A equipe está usando uma nova abordagem para o projeto, distanciando-se do sistema anterior, Fênix, e começando do zero com um novo código e um novo banco de dados. Seu objetivo é melhorar as recomendações e promoções de clientes.

Eles também estabeleceram um ambiente de desenvolvimento idêntico para todos os membros da equipe, algo incomum na empresa, e conseguiram fazer progressos significativos em um curto espaço de tempo. Isso inclui a geração de relatórios que mostram tendências de compra dos clientes, embora ainda haja problemas de desempenho para serem resolvidos.

Apesar de todo o progresso, surge uma grande complicação com Brent. Ele é tirado do projeto para trabalhar em outra tarefa de alta prioridade - a potencial divisão da empresa. Dick e Sarah tiram Brent do projeto viajam com ele para fazer uma apresentação para outros executivos para analisar a viabilidade de vender e dividir a empresa.

Bill então intervém, sabendo que Brent é necessário no Projeto Unicórnio, dada a urgência e importância do projeto, pede para Brent dizer que perdeu o vôo além de coloca-lo no próximo voo de volta a empresa. Então Bill se reune com Steve para falar sobre o ocorrido. Bill se surpreende ao descobrir que Steve não sabia dessa manobra de Sarah e Dick, após uma conversa, Steve concorda que Steve deveria voltar e além disso diz que vai lidar pessoalmente com a situação.

Capitulo 33

No dia seguinte, Bill recebe um e-mail de Sarah com cópia para Bob, o presidente, Steve e Dick e questiona porque Brente foi tirado do "Projeto Garra" pelo Bill Palmer, causando um conflito interno. Steve diz para Bill não se preocupar que vai lidar com a situação. No meio da tensão, a equipe continua trabalhando no projeto "Unicórnio".

Durante uma reunião, um problema surge: um algoritmo está executando muito mais devagar do que o esperado. Uma solução proposta é usar mais hardware para resolver o problema, mas é rejeitada devido a restrições orçamentárias. Outro desenvolvedor sugere o uso de nuvem para executar centenas ou milhares de instâncias do algoritmo, eliminando a necessidade de comprar novo hardware. Brent concorda com a sugestão, e a equipe começa a investigar a viabilidade dessa solução. Eles também levam em consideração os riscos de segurança associados ao envio de dados do cliente para a nuvem.

No final de uma semana, a equipe conclui que a implementação em nuvem foi um sucesso. Além disso, eles estão considerando mover todos os sistemas de produção locais do projeto Unicórnio para sistemas de teste, e usar a nuvem para todos os seus sistemas de produção. No entanto, apesar dos resultados promissores, a gerência permanece cética em relação ao uso da computação em nuvem.

Capitulo 34

Em uma promoção bem-sucedida no Dia de Ação de Graças, a empresa viu um aumento significativo no tráfego para o seu site, isso acarretou em falhas no de e-commerce. Apesar das falhas, eles fizeram medidas emergenciais para manter a capacidade de receber pedidos. No entanto, a Black Friday apresentou outros desafios, devido a promoção do dia de ação quando as lojas físicas enfrentaram um aumento recordes no tráfego, levando a longas filas e clientes frustrados devido à falta de itens em promoção. Em resposta, a empresa gerou 20 ações para melhorar a situação, como a criação de um site para os lojistas e um novo formulário no site da conta do cliente para que eles possam pedir itens para entrega direta.

Na segunda-feira, a empresa relatou vendas recordes tanto online quanto nas lojas, o que levaria a um trimestre lucrativo pela primeira vez desde a metade do ano passado. A equipe também discutiu a adoção do modelo de operações Unicórnio para novas aplicações, dado seu sucesso e facilidade de escalabilidade.

No entanto, a empresa foi confrontada com um desafio de seu maior concorrente de varejo, que começou a permitir a montagem de kits personalizados por demanda o que impactou negativamente as vendas da Parts Unlimited. A proposta era alterar um sistema legado para atender a essa demanda. Porém esse sistema no passado foi considerado obsoleto e vendido para uma empresa terceira.

Em uma reunião com Steve, a equipe de Bill propõe encerrar o contrato de terceirização com o objetivo de retomar o controle da aplicação. A ideia é trazer de volta para a empresa cerca de seis pessoas, o que custaria quase $1 milhão. Um movimento arriscado. Isso permitiria a entrega de kits personalizados e potencialmente conseguiria o que os concorrentes estão fazendo em cerca de 90 dias.

Sarah sugere falar com Bob Strauss e obter a aprovação de toda a diretoria antes de iniciar o projeto. Steve, no entanto, lembra a Sarah que ela trabalha para ele e que se ela não puder apoiar a ideia vai querer o demissão dela. Isso deixa todos espantados, inclusive Sarah.

Steve indica que a equipe terá o suporte de um dos melhores funcionários de Dick e do conselho corporativo para a execução perfeita do projeto.

No final, Steve pede que todos, exceto Sarah, saiam da sala, indicando um possível confronto ou discussão posterior com ela.

Capitulo 35

O capitulo inicia aproximadamente 2 meses após os eventos anteriores. Bill está indo para a casa de Steve. Durante o trajeto, reflete sobre as recentes mudanças na empresa, como a implementação do Projeto Narval e do Macaco Malvado do Caos, que ajudaram a aumentar a resiliência e segurança da infraestrutura de TI. Chegando na casa de Steve, ele é cumprimentado calorosamente e os dois conversam sobre o sucesso da empresa, incluindo o aumento da participação de mercado e a aceitação dos analistas.

Steve, então, surpreende Bill com a notícia de que Sarah está deixando a empresa e de que ele decidiu preencher a vaga aberta para CIO internamente. Então pede a Bill uma sugestão, ele então indica Chris para o cargo, Steve surpreende novamente ao afirmar que ele era a escolha unânime para o cargo. No entanto, Steve tem outros planos e diz que quer investir no desenvolvimento dele, colocando-o em um plano de rodízio intensivo de dois anos pelas áreas de vendas, marketing, fábrica, experiência internacional, gerenciamento de fornecedores e cadeia de suprimentos.

Steve acredita que isso permitirá que Bill cresça e aprenda novas habilidades para ajudar toda a Parts Unlimited. Se Bill alcançar todos os alvos estabelecidos, ele será colocado em um cargo provisório de diretor de Operações em 2 anos, trabalhando com Dick, que está se preparando para aposentar. Isso abre espaço para Bill se tornar o próximo COO da empresa em 3 anos.

Metade da diretoria da empresa pensa que Steve, está louco, mas ele está confiante de que é o melhor para o negócio e acredita que Bill é a pessoa certa para o trabalho.

A visão de Steve é que a TI e os negócios devem ser uma entidade unida, em vez de dois parceiros em um casamento problemático. O protagonista, embora inicialmente chocado, concorda com essa visão. Ele está ciente de que, quando a TI falha, o negócio também falha.

Durante a festa, todos já sabiam da promoçãao, exceto Bill, então todos o parabenizam e fazem piada com um antigo laptop que foi banhado a bronze para celebrar a ocasião. Ele também é cumprimentado por Erik.

No final da noite, Erik pede a Bill para escrever um livro sobre as Três Maneiras e como outras pessoas podem reproduzir a transformação que ocorreu na Parts Unlimited. Ele quer que o livro mostre como a TI pode recuperar a confiança dos negócios e acabar com as décadas de conflito.

Fim

Review

Analise

Não há muito a se destacar sobre o desfecho. Eles adotaram IaC, DevSecOps e claramente adquiriram um vasto conhecimento sobre a arquitetura de software. Isso se torna notável na descrição do processo de desenvolvimento do projeto Unicórnio, a proposta de segregação do banco surpreendeu Bill, que no primeiro momento achou essa estratégia estranha. Eles possivelmente estão tentando alguma abordagem de microsserviços.

É importante notar que o sucesso destes processos se deve, sobretudo, à adoção de boas práticas de engenharia de software. Bill tem papel fundamental em criar um ambiente que permita aos desenvolvedores aplicarem essas boas práticas. No entanto a narração é a partir da visão de Bill, da área operacional, mas torna-se evidente que a estabilidade do sistema e a redução de erros estão mais intimamente ligadas ao desenvolvimento. Até o próprio Bill, no final, acredita que a promoção deve ir para Chris.

Bill tem um papel fundamental e bem-sucedido na busca e implementação de melhorias, além de enfrentar a cultura corporativa. Isso é merito dele, porém, esses esforços só permanecem porque o produto final foi pro ar e não capotou metade dos outros sistemas. Portanto, manter o sistema em operação é crucial para qualquer avanço.

O sucesso se torna evidente em todas as áreas quando as práticas de DevOps são bem implementadas.

O livro introduz um drama final com Sarah querendo vender parte da empresa, em uma situação que requer o envolvimento de Brent. Embora isso não seja um problema, é perceptivel o quanto a trama enrola para finalizar. Os últimos 18 capítulos poderiam ser condensados em cerca de 10 e ainda assim entregaria tudo que entregou. Em determinado ponto, a quantidade de diálogos e problemas políticos sem uma conclusão significativa torna-se cansativa. As implementações de devops são a conta gotas. Cada capitulo era introduzido um conceito pequeno, muitas vezes vago. Se alguem que não tem uma boa experiencia com TI ler o livro terá dificuldades de localizar as manobras que convergem para as práticas de devops e scrum.

Por fim, Steve promove Bill a uma posição mais prestigiosa, que o encaminhará para se tornar o segundo executivo mais importante, COO, sucedendo Dick que está prestes a se aposentar.